quinta-feira, 10 de março de 2011

Quiropraxia



De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Quiropraxia é um terpia alternativa que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções mecânicas no sisitema neuro-musculo-esquelético e as consequências dessas disfunções na saúde em geral.

História
Os primeiros documentos que falam de um tipo rudimentar desta técnica datam já de 2.700 A.C e 1.400 A.C, e são manuscritos chineses e gregos, respectivamente, que mencionam a manipulação articular nos membros inferiores do corpo humano para aliviar dores lombares.
A Quiropraxia é uma nova profissão na área da saúde e a sua organização e fundação foi realizada por Daniel David Palmer nos Estados Unidos da América no ano de 1895. Dr. Palmer era um autodidacta, era um assíduo leitor de jornais científicos da sua época, especialmente os que abordavam a Anatomia Humana e Fisiologia Humana, adquirindo um excelente conhecimento sobre saúde e medicina da sua época. Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo.
No ano de 1948 a Quiropraxia era definida da seguinte maneira: "A Quiropraxia é uma filosofia, ciência e arte de eventos naturais; um sistema de ajustamentos de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correcção das causas das doenças."
Actualmente a Quiropraxia é estabelecida em mais de 60 países, havendo aproximadamente 100 mil profissionais no mundo, dos quais 69% encontram-se em território norte-americano. Estima-se que no ano de 2010, existirão mais de 150 mil quiropraxistas em todo o mundo.

Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?
Dores na coluna lombar
Hérnia de disco e dor ciática
Dores no pescoço
Dores de cabeça
Dores e tensão muscular
Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
Restrições à movimentações

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afectadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados.

Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com dois objectivos: corrigir e previnir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

Quais são os riscos?
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados os riscos são extremamente reduzidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário