Tendo em vista o último post publicado, acerca de um medicamento homeopático, vimos divulgar um documentário realizado pela BBC que pretende testar a homeopatia, verificando se tem algum fundamento científico.
Aqui fica um pequeno resumo do documentário (caso pretenda vê-lo na íntegra basta pesquisar no youtube).
Através do visionamento deste documentário é possível recolher alguma informação sobre a homeopatia.
- A homeopatia é uma terapia alternativa das mais populares em todo o mundo, e que se baseia no princípio similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"), ou seja, uma determinada doença é curada através de substâncias que provoquem os mesmos sintomas que a doença.
- Qualquer substância pode ser utilizada como medicamento homeopático e como muitas delas são venenosas, os homeopatas diluem-nas em água, mas essas substâncias são diluídas tantas vezes que a probabilidade de que a solução final contenha alguma molécula da substância é praticamente nula. Aqui é que começa a controvérsia com a ciência, pois os cientistas consideram que soluções tão diluídas como as homeopáticas não poderão ter qualquer efeito curativo.
- Os homeopatas para explicarem o efeito das suas soluções, afirmam que ao diluir as substâncias na água, nomeadamente ao agitar de uma maneira específica, as propriedades da substância passam para a água designam-se essa propriedade como "memória da água".
Neste estudo feito pela BBC, cientistas vão estudar e tentar verificar se a água poderá ter "memória" das substâncias que nelas foram diluídas, através da reacção de células vivas à água homeopática. Assim administram água normal a um determinado grupo e a outro grupo água homeopática, verificando se há alguma diferença na reacção das células.
- Os resultados deste teste mais uma vez negam uma explicação científica à homeopatia, pois não se verificaram diferenças na reacção à água normal e homeopática, contudo existem vários casos que provam os resultados dos medicamentos homeopáticos.
Um dos casos mais polémicos resultou do estudo de um médico que analisava um tipo de células sanguíneas que se activavam quando entravam em contacto com uma determinada substância, verificando-se que as células continuavam a activar-se mesmo que a substância estivesse diluída em concentrações homeopáticas, abrindo assim uma porta para a evidência científica da homeopatia.
- Como vêem a homeopatia é uma terapia bastante polémica e interessante e por isso pretendemos nos próximos posts aprofundar este tema, para tentar desvendar qual o fundamento da extrema popularidade deste tipo de técnica.
Sem comentários:
Enviar um comentário