quinta-feira, 26 de maio de 2011

Feira de Medicina Alternativa

Nos passados dias 4 e 5 de Maio, realizámos no átrio da escola junto ao refeitório a Feira de Medicina Alternativa, cujo cartaz divulgativo se encontra em baixo.

Durante os intervalos e durante a aula de Área de Projecto de quinta-feira, estivemos a servir chá gratuitamente e a vender bolo para compensar os gastos tidos com a Feira e com a Sessão de Yoga do Riso.
Passámos vários tipos de música relaxante, desde sons da natureza a música clássica. Tivemos também expostos cartazes sobre Homeopatia, Yoga do Riso, Biodança, Osteopatia e Quiropraxia, Fitoterapia e sobre o que é a Medicina Alternativa.

 
Balanço da Feira de Medicina Alternativa:

Banca de chásdurante os dois dias houve bastante gente a experimentar o nosso chá e atenta aos benefícios de cada um deles. O facto de ser gratuito pareceu-nos que incentivou muito mais os alunos, professores e funcionários a experimentar e desta forma pensamos que foi bastante positiva esta actividade, pois despertámos o interesse para as Medicinas Alternativas e para formas mais saudáveis de vida.




 Concursos de Biodança – com a participação de 16 pessoas nesta actividade, podem também considerá-la um sucesso, pois foi uma maneira divertida de captar a atenção dos alunos e premiá-los pela sua coragem ao participar no concurso. Os vencedores portaram-se bastante bem e levaram para casa um cabaz com alguns produtos, como chá, chocolate, amêndoas (atendendo à época pascal), entre outros.

Exposição de Cartazes – a nossa opção foi logo desde início centrar a informação num único local para não haver dispersão do público-alvo, daí a exposição dos cartazes no átrio da escola. Achámos que estavam bastante apelativos, sintéticos mas ao mesmo tempo informativos. Pelo que conseguimos constatar houve bastantes alunos interessados no tema e a ler a informação exposta.
Música Relaxante – a música passada foi escolhida para transmitir tranquilidade e aliviar o stress das aulas, o que foi uma ideia bastante interessante, apesar de ter causado espanto em alguns alunos que estranhavam a música clássica.



O que correu mal…
Apesar de no geral a actividade ter corrido bastante bem, houve também algumas dificuldades. Desde logo em ambos os dias, houve actividades das quais não tínhamos conhecimento e que levaram a uma redução do afluxo de alunos à zona do átrio da escola e consequentemente reduziram o número de alunos que participaram na Feira.
A passagem de música relaxante também teve alguns problemas do foro técnico, pois as colunas utilizadas não eram suficientemente potentes para elevar o som acima do barulho criado pelo reboliço de estudantes em passagem e porque na tarde de quinta-feira a bateria do portátil acabou, impossibilitando a passagem da música nesse intervalo.
Outro problema foi o facto de não ter havido a realização da palestra sobre Homeopatia, pois no final do período passado o contacto que tínhamos revelou-se indisponível e não conseguimos arranjar mais ninguém disponível para a realização da palestra.