quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Osteopatia

A osteopatia é um  terapia recente que surgiu nos EUA através do Dr.Andrew Taylor Still que enunciou os príncipios desta terapêutica de medicina natural.

O nome osteopatia provém do grego Ostión (osso) e Pathos (efeitos que vêm do interior), por isso, a osteopatia estuda os efeitos internos (doenças) que provêm da estrutura (esqueleto).
Assim, a osteopatia é um sistema de cuidados de saúde que acredita que as doenças resultam de anomalias ou anormalidades na estrutura do corpo.
A osteopatia envolve três grandes ramos: estrutural, cranial e visceral.


Tratamentos

A osteopatia actua através de tratamentos manuais baseados no profundo conhecimento da anatomia, fisiologia, bio-mecânica do corpo humano. Os tratamentos têm como objectivo, no geral, restaurar a mobilidade normal, pois o movimento é a base de funcionamento do nosso corpo.
As únicas ferramentas dos osteopatas são as mãos.
O paciente é avaliado de forma global, havendo especial preocupação com a causa da lesão e não com as suas consequências.

A osteopatia pode ser utilizada para tratar:
  • Algias vertebrais - torcicolos, lombalgias, cervicalgias, ciáticas, etc.
  • Dores dos membros superiores - nevralgias, lesões por esforços repetidos, etc.
  • Dores dos membros inferiores - entorses, ciáticas, cruralgias, etc.
  • Estados de tensão - tensão, dor de cabeça, irritabilidade, etc.
Como muitos outros tratamentos alternativos é cada vez mais procurada em Portugal, sendo exemplo disto a seguinte reportagem na SIC.



Para quem queira recorrer a esta técnica, a Federação Portuguesa de Osteopatas está disponível para fornecer informações sobre os profissionais qualificados, contacte fposteopatas@gmail.com.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário