quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aromaterapia

A utilização dos aromas para fins terapêuticos
A aromaterapia é muito mais que a sensação de relaxamento e bem-estar, é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais extraídos directamente das plantas, para prevenção ou tratamentos de problemas físicos, psicológicos e emocionais.
 Estima-se que esta técnica surgiu em 1920 pela mão do químico francês  René-Maurice Gattefossé que, depois de se ter queimado numa mão, a mergulhou instintivamente num pote com óleo essencial de alfazema reparando, no dia seguinte, que a queimadura estava praticamente cicatrizada. Daqui resultou a exploração desta nova técnica, a qual deu o nome de “aromaterapia”.


Contrariamente ao que se pensa, a aromaterapia não se encontra apenas associada ao olfacto. Os óleos essenciais actuam sobretudo ao nível da corrente sanguínea por absorção transcutânea. As massagens de relaxamento são, sem dúvida, a prática mais comum nesta terapia, contudo os óleos essenciais têm uma acção antibiótica muito forte e por vezes um cheiro bastante desagradável. Por esta razão é aconselhável, antes de iniciar um tratamento de aromaterapia que cada paciente escolha o aroma que mais aprecia pois existem óleos com aromas diversos que têm o mesmo fim terapêutico.
Apesar de parecer inofensiva, esta prática com óleos essenciais só deverá ser utilizada por profissionais que saberão como diluí-los correctamente.


Óleos essenciais
Principais propriedades terapêuticas
Algumas dicas:
ALFAZEMA – tem efeito relaxante e sedativo induzindo uma sensação de calma e bem-estar. Aconselhável para queimaduras, picadas de insecto e outras infecções da pele.
TEA TREE (Árvore do chá) – excelente antibiótico, antifúngico e antiviral. É aconselhável quando misturado com alfazema para tratamento de micoses e herpes labial.
EUCALIPTO – excelente para a obstrução nasal e brônquica. Pode ser utilizado juntamente com óleo essencial de menta.
MENTA –  dado o seu efeito descongestionante é indicado para o tratamento de bloqueios brônquicos. Pode ser utilizado para o cansaço dos pés, sendo que tem uma acção desodorizante.  



Sem comentários:

Enviar um comentário